Fórum do Idoso no Município de Piúma aborda
desigualdade racial no envelhecimento.
O Município de Piúma foi contemplado no dia 23 de julho de 2014, com a 5ª Reunião Ordinária do Fórum Permanente de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Microrregião Litoral Sul que compreende os Municípios de Alfredo Chaves, Anchieta, Iconha, Itapemirim, Marataízes, Piúma, Presidente Kennedy e Rio Novo do Sul.
Nesse acontecimento foi dado continuidade às discussões sobre a Conferência Nacional da Pessoa Idosa – Etapa Municipal, levando os participantes a uma reflexão sobre o adoecer com dignidade.
Na oportunidade,estiveram presentes a Presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, a Srª Augusta Isabel Scardua e a Conselheira e Assistente Social, Srª Marta Nunes do Nascimento.
Em sua palestra, Srª Marta levantou o questionamento de serem observadas e solicitadas Políticas Públicas que garantam um envelhecimento digno para todos os idosos, incluindo os negros. De acordo com a Conselheira, pesquisas revelam que no Brasil o envelhecimento tem cara e cor, sendo destinado ações para mulheres brancas.
Este evento contou com a participação ativa dos idosos do Município que se comprometeram em articular e participar de eventos como a Conferência Municipal do Idoso, para juntos revindicarem seus direitos.
Texto postado por Daiana de Souza Franco Milani
Nenhum comentário:
Postar um comentário